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Dia Mundial Sem Tabaco 2018


ACT Promoção da Saúde

“O fumo destrói corações” é o slogan de campanha em redes sociais, rádios e panfletos que a ACT Promoção da Saúde participa, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, Interamerican Heart Foundation, o Hospital do Coração e o Instituto do Coração, na semana do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio.

A mensagem segue o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde, cujo objetivo é mostrar os riscos do tabagismo para as doenças cardiovasculares, que são as que mais matam no mundo. O tabagismo, segundo estudo recente, é o segundo pior fator de risco para o infarto agudo do miocárdio, perdendo apenas para a taxa de colesterol. Os pesquisadores verificaram que pacientes que fumavam dois maços diariamente tinham nove vezes mais chances de infarto. Outro estudo mostrou que o tabagismo é responsável por um risco 67% maior para acidente vascular encefálico.

As mensagens da campanha mostram que o cigarro é responsável por 25% das doenças vasculares, 25% das mortes causadas por doenças coronariana e 45% dessas mortes em pessoas de menos de 60 anos, 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa abaixo de 65 anos.

A campanha mostra também que o fumo não só faz mal para a saúde do coração, mas que pode afetar as relações afetivas entre casais, pais e filhos, ao causar sofrimentos por causa das doenças e perdas. Os posts para mídias sociais, spots de rádios, folhetos e outras peças da campanha que seguem abaixo.

Spot 1     Spot 2

BUSDOOR 

 

Já ‘Cigarro em lugar fechado não é legal’ é o slogan da campanha da Prefeitura do Rio de Janeiro como parte do projeto Parceria por Cidades Saudáveis, da qual a ACT é uma das apoiadoras. A estreia é nesta quinta-feira, 31 de maio. O projeto forma uma rede global de cidades comprometidas com a redução de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), da Bloomberg Philantropies, liderada pela OMS e com o apoio da Vital Strategies em sua implementação.

A estratégia no uso da palavra ‘legal’ tem como objetivo apresentar os malefícios do fumo e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para a ilegalidade do ato de fumar em ambientes totalmente ou parcialmente fechados.

A campanha prevê ações de conscientização em unidades de saúde e em escolas municipais, e será veiculada no trem, metrô, VLT, rodoviária, relógios digitais e pontos de ônibus.

As equipes de vigilância vão fiscalizar, também, os pontos de venda de produtos de tabaco que, de acordo com a legislação, devem expor as advertências sobre os malefícios do fumo, mensagem de proibição de venda para menores de 18 anos e das respectivas tabelas de preços.



Publicada em: 30/05/2018




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