Câncer: e se ao invés de tratá-lo, prevenir?

10.04.19


Folha Vitória - Larissa Agnez

Sedentarismo, sobrepeso, obesidade e má nutrição são fatores de alto risco e que juntos são responsáveis por 20% dos casos de câncer

Optar por alimentos in natura garante a prevenção de doenças e maior qualidade de vida. 

O câncer é uma doença grave, que pode se tornar letal quando não diagnosticada precocemente. Um tratamento rápido é muito importante para a cura da doença, mas preveni-lo é a melhor maneira de garantir longevidade e de ter uma vida saudável. Outras patologias tem se tornado gatilho para o desenvolvimento de alguns tipos de tumores. A obesidade, por exemplo, é um grande fator de risco para diversos cânceres e tem trazido preocupação.

De acordo com o Grupo Oncoclínicas uma alimentação saudável é a melhor maneira de combater não só o câncer, mas todas as demais doenças. A oncologista Fernanda Cesar, comentou que a data que marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrada na segunda-feira (8), é uma forma de conscientizar por meio de esforços globais a redução do ônus do câncer e pressiona líderes de governos a tomarem uma ação definitiva contra a doença.

“Como médica oncologista, entendo ser fundamental a democratização do acesso a informações claras de atitudes preventivas que fazem a diferença – uma responsabilidade compartilhada entre medicina, governo e imprensa. A principal das informações está sendo a importância de cessar o consumo de tabaco como ação efetiva de prevenção ao câncer”, destaca a oncologista.

Ela acrescenta ainda a grande importância de enaltecer o que a ciência comprova com clareza: que sedentarismo, sobrepeso, obesidade e má nutrição são fatores de alto risco e que juntos são responsáveis por 20% dos casos de câncer. “É fundamental adotar um estilo de vida ativo e saudável, que contemple atividade física e uma alimentação saudável, rica em alimentos frescos, livres de conservantes, e agrotóxicos e outras toxinas, e com baixo consumo ou livre de alimentos processados e industrializados”, reforça Fernanda.

Uma das formas de combater o câncer é modificando alguns hábitos pouco saudáveis do dia a dia, como a substituição de uma comida caseira por um fast food, por exemplo.

*Com informações do Cecon 

https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/04/2019/cancer-e-se-ao-inves-de-trata-lo-prevenir




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE