Nota sobre Tributos de Tabaco

15.01.19


ACT Promoção da Saúde

A ACT Promoção da Saúde, organização não governamental que atua em rede no controle do tabagismo e das doenças crônicas não transmissíveis, manifesta sua preocupação com a decisão do governo do Distrito Federal de baixar a alíquota de ICMS para fumo e seus derivados de 35% para 29%, publicada no Diário Oficial do DF em 10 de janeiro. A medida será válida a partir de 1o de fevereiro.

Essa medida vem na contramão das políticas públicas de saúde voltadas para controle do tabagismo historicamente desenvolvidas pelo país e é considerada um contrassenso no momento atual, de crise econômica e necessidade de estabilização das contas públicas.

Junto com 180 países, o  Brasil é parte da Convenção Quadro para Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde, tratado internacional de saúde pública que visa reduzir  o tabagismo e suas consequências em nível global. A CQCT foi ratificada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência, sendo vinculada à Constituição Federal.

Faça o download do arquivo aqui.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE