Obesidade: fatores de risco variam entre homens e mulheres

21.11.19


Extra

Excesso de peso: saiba como evitar

No Brasil, mais da metade da população tem excesso de peso e mais de 40 milhões sofrem de obesidade. O assunto, portanto, não é novo. Porém, um aspecto pouco conhecido dessa condição veio à tona com uma pesquisa liderada por Cecilia Lindgren, professora de endocrinologia da Universidade de Oxford, e publicada no fim de outubro na revista científica “PLOS Genetics”: o acúmulo excessivo de gorduras traz riscos diferentes para homens e mulheres.

Como a epidemia se tornou global, os cientistas passaram a investigar se o excesso de peso poderia levar a outras causas de morte além de diabetes e doença cardiovascular. No Reino Unido, a equipe da doutora Lindgren se debruçou sobre dados de quase 230 mil mulheres e 195 mil homens e confirmou que a obesidade contribui para uma lista considerável de enfermidades: doença arterial coronariana; diabetes tipos 1 e 2; acidente vascular cerebral; doença pulmonar obstrutiva crônica; câncer de pulmão; doença hepática gordurosa não alcoólica, ou seja, ocorre em pessoas que bebem pouco ou nem isso; doença hepática crônica; e insuficiência renal.

O diabetes tipo 2 provocado pela obesidade ocorre nos dois gêneros, mas as mulheres enfrentam um risco aumentado em relação aos homens. Eles, em compensação, têm mais chances de sofrer com doença obstrutiva pulmonar e problemas renais. De acordo com Jenny Censin, integrante da equipe, “o estudo deixou claro o perigo do sobrepeso para a saúde e como homens e mulheres experimentam diferentes enfermidades como resultado da obesidade”. Michael Holmes, que supervisionou o trabalho ao lado de Lindgren, acrescentou: “esses achados reforçam a necessidade de adoção de medidas de saúde pública para frear essa epidemia”.

https://extra.globo.com/noticias/economia/obesidade-fatores-de-risco-variam-entre-homens-mulheres-24091063.html




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE